A Brigada Militar de Porto Alegre inaugurou a primeira usina de energia solar com estação de carregamento de veículos elétricos, localizada no pátio do 21° Batalhão da Brigada Militar (BPM), no bairro Restinga. A obra, que custou R$ 300 mil, foi financiada com recursos do Ministério Público do Trabalho, por meio de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC).
A usina, em funcionamento desde 1º de novembro, possui 60 placas solares de 560Wp e um inversor de 25kWp. A expectativa é que a produção de energia limpa da usina cubra totalmente o consumo de energia elétrica do batalhão, resultando em uma economia anual de R$ 50 mil aos cofres públicos.
O comandante do 21º BPM, tenente-coronel Hermes Völker, destacou a importância do projeto para a sustentabilidade e a economia pública, além de seu potencial para mitigar os efeitos das mudanças climáticas. A iniciativa, que começou em fevereiro de 2023, visa também servir como exemplo para outros órgãos públicos na implementação de soluções inovadoras e sustentáveis.