Uma equipe de pesquisadores da Universidade Beihang, em Pequim, na China, desenvolveu um microdrone com um peso impressionante de apenas 4,2 gramas, mais leve que uma folha de papel tamanho A4. O estudo sobre o dispositivo, denominado "CoulombFly", foi publicado na revista Nature.
Shen Wei, estudante de doutorado na Universidade Beihang e principal autor do estudo, vem explorando essa área desde seus anos de graduação. Ele revelou que seu primeiro contato com motores eletrostáticos ocorreu no primeiro ano de seu curso, durante um projeto de pesquisa de verão. Apesar dos desafios enfrentados durante a pós-graduação, Shen chegou a considerar abandonar o campo, devido à crença predominante de que os motores eletrostáticos não tinham uma utilidade prática significativa.
"Os drones movidos a energia solar foram desenvolvidos há décadas, mas eram, em sua maioria, grandes. Em 2019, a Universidade Nacional de Cingapura criou um helicóptero considerado o menor da época. No entanto, reduzir ainda mais o tamanho provou ser uma tarefa desafiadora. Portanto, a nossa investigação adota uma abordagem tecnológica diferente para resolver este problema”, explica Shen, que ainda completa "O conceito de usar um motor eletrostático para desenvolver um microdrone surgiu durante uma noite sem dormir. Contemplei o potencial de acoplar uma hélice a um motor eletrostático para conseguir voar. Com base no meu conhecimento de motores eletrostáticos, fiquei convencido de que eles poderiam girar a velocidades notáveis e gerar ampla sustentação, desde que eu descobrisse uma estrutura apropriada. Em apenas três semanas de testes, confirmamos sua capacidade de voar".
Comentarios