Cientistas da Suécia batem recorde mundial em geração de energia
top of page

Cientistas da Suécia batem recorde mundial em geração de energia


Uma pesquisa da Universidade de Uppsala, da Suécia, em colaboração com a First Solar European Technology Center, alcançou o recorde mundial de geração de energia em painéis solares.

A tecnologia utilizada para a pesquisa atingiu uma eficiência de 23,64% na conversão da luz solar em eletricidade. Os resultados superam o recorde anterior de, 23,35%, em pesquisa realizada pelos japoneses. Os números obtidos pelos cientistas suecos foram auditados por uma entidade independente, o Fraunhofer ISE, localizado na Alemanha.

Os equipamentos utilizados para realizar a pesquisa foram as chamadas células solares CIGS, que consistem em uma camada superficial de vidro comum e outras mais profundas constituídas de diferentes materiais. A absorção da luz fica por conta de uma placa feita de cobre, índio, gálio e seleneto, que está posicionada entre um contato traseiro, de molibdênio metálico, e um frontal, que é transparente.

Um dos principais desafios dos pesquisadores que estudam energia solar é atingir um bom aproveitamento na captação da luz e conversão em energia.

Além dos desafios, uma das metas de vários núcleos de pesquisa que estudam o assunto é atingir um aproveitamento superior a 30% utilizando células mais baratas. Este número já foi atingido pelas células Tandem — que foram capazes de atingir uma eficiência de 33% em estudos anteriores –, mas a tecnologia não atende ao requisito de baixo custo para uso em larga escala.

bottom of page