top of page

Economia para produtor de hortaliças com energia solar


O agricultor Clóvis Motin encontrou na energia solar uma solução eficaz para reduzir os custos com eletricidade em sua propriedade, onde cultiva hortaliças hidropônicas no município de Colombo (PR).

O sistema de cultivo hidropônico, que requer um alto consumo de energia para garantir que a água esteja sempre disponível e o motor de irrigação funcione a cada 10 minutos, apresentou um desafio significativo. No entanto, o investimento em energia solar trouxe resultados imediatos: Motin viu sua conta de luz reduzir em mais de 85% por mês. Além disso, em até quatro anos, ele planeja quitar o financiamento, o que permitirá direcionar recursos adicionais para novos projetos.

“Antes, eu gastava R$ 2 mil por mês com energia elétrica. Agora, gasto cerca de R$ 300 mensais, e com a economia, consigo pagar a parcela do financiamento”, contou o agricultor, que administra a propriedade que era gerida por seu pai.

Além de modernizar suas técnicas de cultivo, Motin continua buscando alternativas para reduzir custos e aumentar a rentabilidade. Em suas 21 estufas, ele produz diversos tipos de alface, rúcula, agrião e cebolete, que abastecem muitos consumidores no Paraná. As hortaliças são colhidas às segundas e quintas-feiras e vendidas na Ceasa às terças e sextas-feiras.

“Se ficarmos sem energia, as plantas murcham e perdemos toda a produção. Por isso, o consumo de energia é elevado e não podemos deixar de utilizá-la”, afirmou Motin.

Posts recentes

Ver tudo

Nave pioneira da NASA utiliza energia solar

A NASA anunciou que sua nave pioneira ACS3 começou a “velejar” no espaço, utilizando apenas energia solar. Conhecida como Sistema de Vela...

Comments


bottom of page