Energia solar leva autonomia a 18 aldeias Kayapó na Amazônia
- financeirobatschau
- 18 de ago.
- 1 min de leitura

A energia solar não para de transformar vidas no Brasil. Um exemplo marcante vem da Amazônia, onde um projeto da Comerc, em parceria com o Instituto Kabu, está levando sistemas fotovoltaicos com armazenamento em baterias para 18 aldeias da etnia Kayapó.
A iniciativa contempla mais de 160 residências distribuídas em sete bases de monitoramento territorial, alcançando diretamente mais de 1.500 pessoas que vivem em regiões de difícil acesso. Para comunidades que tradicionalmente dependiam de geradores a diesel ou tinham acesso limitado à eletricidade, a chegada da energia solar significa não apenas mais conforto e qualidade de vida, mas também independência energética sustentável.
O projeto representa um grande passo para reduzir a desigualdade no acesso à energia e para promover a inclusão social através de soluções renováveis. Além disso, contribui com a preservação ambiental, já que substitui fontes poluentes por uma energia limpa e renovável.
A expectativa é que, ao expandir a iniciativa para todas as aldeias atendidas pelo Instituto Kabu, o investimento ultrapasse R$ 14 milhões. Um aporte significativo, mas que gera impacto duradouro, fortalecendo a autonomia dessas comunidades e mostrando, na prática, como a energia solar pode ser um instrumento poderoso de transformação.
A energia solar já é hoje uma das alternativas mais viáveis para regiões remotas — e projetos como este comprovam o poder da tecnologia em unir sustentabilidade, inclusão e desenvolvimento social.
> Fonte: https://www.pv-magazine-brasil.com/2025/08/14/comerc-levara-energia-solar-a-18-aldeias-kayapo-na-amazonia/?utm_source=chatgpt.com
>Foto: Comerc/ Divulgação





