Nos últimos três meses, a geração de energia solar no Brasil cresceu 12%, aumentando de 12.805 MW (megawatts) de potência instalada em abril para 14.328 MW em julho. Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), Minas Gerais se destaca como o estado com a maior concentração de usinas fotovoltaicas, com 4.766,5 MW em operação e 2.651,8 MW em construção.
A Absolar informa que, no total nacional, as usinas fotovoltaicas (em operação, em construção ou aguardando início das obras) somam 142.600 MW de potência instalada, com um investimento previsto de R$ 590,1 bilhões.
No estado, três novas usinas construídas pela L8 Energy – uma empresa especializada na distribuição e industrialização de sistemas fotovoltaicos – devem iniciar operações em breve. Localizadas em Cláudio, Cordisburgo e Perdões, essas usinas têm uma potência instalada total de 11,5 MW. As plantas de Perdões e Cláudio têm capacidade de 5 MW cada, enquanto a de Cordisburgo possui 1,5 MW. As unidades estão concluídas e aguardam a homologação da Cemig para começar a operação.
Comments