top of page

Nave pioneira da NASA utiliza energia solar

A NASA anunciou que sua nave pioneira ACS3 começou a “velejar” no espaço, utilizando apenas energia solar. Conhecida como Sistema de Vela Solar de Compósito Avançado (Advanced Composite Solar Sail System), a ACS3 conseguiu abrir todas as suas velas em um voo realizado na quinta-feira (29/8), às 14h43 (horário de Brasília), conforme comunicado da agência.

A missão, lançada em abril, visa testar novos materiais e estruturas que usam fótons do Sol para propulsão. Após um primeiro lançamento em que a nave enfrentou problemas devido a um monitor de energia com leituras inesperadas, a nave conseguiu içar suas velas com sucesso na segunda tentativa, expandindo uma área maior que uma quadra de tênis.

A vela solar, com mais de 80 metros quadrados, é projetada para gerar a propulsão necessária e alcançar a altitude para orbitar. A nave está em uma órbita de 900 km acima da Terra, quase o dobro da órbita da Estação Espacial Internacional.

A NASA informou que quatro câmeras a bordo capturaram imagens panorâmicas da vela solar, que serão divulgadas na próxima quarta-feira (04). Nas próximas semanas, a agência começará a testar a nave realizando diferentes manobras para avaliar o desempenho das velas solares.

A fase inicial da missão, com duração de dois meses, incluirá a variação da órbita da nave usando apenas a pressão do Sol nas velas. Segundo a NASA, esses testes proporcionarão “informações valiosas que podem ajudar a guiar o desenvolvimento de conceitos futuros de operações e designs de naves com velas solares em missões no espaço.”

Posts recentes

Ver tudo

Hozzászólások


bottom of page