Recentemente, alguns cientistas do Massachusetts Institute of Technology (MIT) desenvolveram uma tecnologia de células fotovoltaicas inédita que será capaz de mudar completamente o mercado de energia solar. A tecnologia ainda promete mudar os conceitos de geração de energia solar no futuro. A inovação conta com células solares de tecido ultraleve, capazes de transformar qualquer superfície em uma fonte de energia e apresenta uma boa durabilidade, uma flexibilidade impressionante e são muito mais finas do que um fio de cabelo humano. As células são coladas a um tecido forte e leve, tornando a instalação em superfícies fixas muito mais fácil.
Assim, a partir desta nova tecnologia do MIT, é possível gerar energia em movimento, como por exemplo, um tecido de energia vestível ou transportar e instalar de forma rápida em locais remotos para assistência em emergências.
As células desenvolvidas possuem um centésimo do peso dos painéis solares convencionais vendidos no mercado de energia solar e possuem capacidade para gerar 18 vezes mais energia por quilo e são feitos de tintas semicondutoras utilizando processos de impressão que podem ser dimensionados no futuro para a produção em grandes áreas.
Comentários