top of page

Nova usina de energia fotovoltaica no Tocantins

Por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), o Governo do Tocantins, concluiu 76% da obra da implantação da usina de energia fotovoltaica no Distrito de Irrigação Manuel Alves, situado entre os municípios de Porto Alegre e Dianópolis. O Estado investiu cerca de R$6.170.000,00 para a construção da usina fotovoltaica e a expectativa é que a geração da energia solar no Distrito agregue valor e promova a produção plena de fruticultura no projeto. Assim que for finalizada a usina deve gerar 1.2 megawatts e a previsão é de que a obra esteja concluída em 35 dias. “Os custos de energia para a produção dos alimentos no Distrito Manuel Alves terão uma redução significativa, quando a usina começar a gerar energia”, destaca Márcio Pinheiro Rodrigues, presidente da Ageto.

A construção da usina fotovoltaica no Distrito faz parte do Termo de Cooperação Operacional com força de Termo de Ajustamento de Condutas (TAC) assinado no mês de julhlo, entre o Distrito e o Governo do Tocantins, via Ageto. O objetivo do termo é ajustar a transferência da responsabilidade de manutenção econômica do projeto para a Associação do Distrito de Irrigação Manuel Alves, bem como o desenvolvimento de ações, visando ao aperfeiçoamento da viabilidade técnica.


Para o diretor de Gestão de Projetos e Irrigação e Drenagem da Ageto, Milton Luis Telles dos Santo Júnior, após a conclusão e a entrega da obra o Distrito estará em pleno funcionamento de todas as estações de energia, graças ao Termo de Cooperação Operacional.


댓글


bottom of page