Estudos da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, a Absolar, mostra que o estado de Pernambuco aumentou sua potência instalada de energia solar em 51% entre abril de 2023 a abril de 2024. Estes dados colocam o crescimento do setor no estado em 3º lugar no ranking referente ao Nordeste.
Alguns especialistas do setor acreditam que essa tendência de crescimento está ligada ao maior acesso a financiamentos, que favorecem o barateamento dos custos e impulsionam o ritmo da transição energética.
A expansão em questão trata da produção de energia elétrica de pequeno porte, gerada pelos próprios consumidores de forma independente, geralmente produzida a partir dos telhados de suas residências e até alguns pequenos comércios. No estado, a capacidade total de produção de energia solar fotovoltaica desse tipo subiu de 566 megawatts em 2023 para 856,7 megawatts em 2024.
Segundo o coordenador estadual da Absolar em Pernambuco, Luzer Oliveira, o estado possui um enorme potencial de desenvolvimento por meio da fonte solar. “Com a implementação de boas políticas públicas e incentivos, o estado pode, em pouco tempo, assumir posição cada vez maior de liderança no País, com mais geração de emprego e renda, atração de investimentos privados e colaboração no combate às mudanças climáticas”.
Ainda segundo informações da Absolar, o setor de geração própria de energia solar já garantiu ao estado a geração de mais de 26 mil empregos e uma arrecadação de R$ 1,3 bilhão aos cofres públicos. Pernambuco possui mais de 83 mil conexões solares em residências e empresas, que abastecem mais de 146 mil unidades consumidoras na região.
Kommentare