top of page

Redução da emissão de 6 bilhões de toneladas de C02 com energia solar

Um relatório da Agência Internacional de Energia (IEA) mostrou recentemente que o uso de energia solar pode reduzir as emissões de CO2 no mundo em 6 bilhões de toneladas até 2050. Este feito seria equivalente a tirar de circulação todos os carros a combustão da Terra por um ano inteiro. Mas é claro que precisamos ter em mente que para alcançar uma atmosfera limpa como essa, é necessário a ampliação do uso de painéis solares, além de aumentar a capacidade das usinas fotovoltaicas já em operação. O CEO da Energy Brasil, Túlio Fonseca, explica que os benefícios da utilização da tecnologia vão muito além da diminuição de gás carbônico e da redução do valor mensal da conta de luz, e, caso o usuário também tenha um carro elétrico, pode usar as placas para o seu abastecimento. “Com o carro elétrico, a pessoa pode se livrar definitivamente dos postos de abastecimento. Em um país onde o preço da gasolina é uma das mais caras do mundo, é uma ótima oportunidade”, explica o executivo da franqueadora.

Os dados do IEA ainda mostram que o Brasil é um dos maiores emissores de gases do efeito estufa do planeta. Só em 2021, o país foi responsável por liberar mais de 2 bilhões de toneladas de CO2 na atmosfera, perdendo apenas para a China, Estados Unidos, Índia e Rússia. Desde 2012 a energia solar evitou mais de 35,6 milhões de toneladas de CO2 no país, conforme dados da ABSOLAR (Associação Brasileiras de Energia Solar Fotovoltaica).

Posts recentes

Ver tudo

No final de outubro, Mogi das Cruzes recebe o primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, o CineSolar. Todas as sessões do CineSolar contam com distribuição de pipoca e o público pod

bottom of page